Apresentação

 

Na linguagem teórica, as palavras funcionam como conceitos teóricos. Isto implica muito precisamente que o sentido das palavras está nele fixado, não pelo seu uso corrente, mas pelas relações existentes entre os conceitos teóricos no interior de seu sistema (Althusser, 1973: 50)

 

A Web-Revista DISCURSIVIDADE é um Projeto de Extensão da Unidade Universitária de Nova Andradina-MS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Como o próprio nome “explicita”, ela vem propor um espaço acadêmico virtual de publicação e divulgação de artigos, de ensaios, de monografias, de resenhas e de resumos de dissertação/tese como produto de reflexão e pesquisa de caráter interno e externo a UEMS. Assim, a proposta é disponibilizar para pesquisadores, para professores e para alunos (graduação e pós-graduação) a Web-Revista como meio e como instrumento de interlocução de idéias, de propostas, de posições teóricas talhadas e marcadas pelo rigor metodológico que a epistéme se constitui.

A Web-Revista, nesse sentido, funcionará periodicamente em edições quadrimestrais com abordagens de linhas teóricas do âmbito dos estudos lingüísticos (como Análise do Discurso ou Estudos em Sociolingüística, por exemplo) ou em edições temáticas onde o foco não seja a linha teórica específica, mas o que certas teorias têm a dizer a respeito de uma questão social do ponto de vista da linguagem (identidade, sexualidade, cultura, política, por exemplo).

Como toda revista acadêmica, a Web-Revista terá um Conselho Editorial e Conselho de Consultores formado de pesquisadores do quadro da UEMS e de outras universidades cujo trabalho acadêmico o habilite sua participação. O Conselho Editorial tem como propósito “pensar” a revista em seus aspectos gerais, já o Conselho de Consultores será composto, em cada edição, de pesquisadores especialistas em suas respectivas áreas de atuação para avaliação dos trabalhados enviados para possível publicação.

Há ainda um Corpo de Apoio Técnico responsável pela arte, pela manutenção e pela funcionalidade da revista composto por especialistas do CIF – Centro de Informática da UEMS e também por acadêmicos do curso de Letras.

A elaboração de uma Web-Revista na rede mundial de computadores, internet, vem sendo uma das formas de socialização de trabalhos acadêmicos cuja circulação atinge um número maior de “leitores” possíveis fazendo com que a divulgação do conhecimento científico fique a disposição de professores e alunos.

Assim, é de se esperar que a proposta da Web-Revista, DISCURSIVIDADE, Estudos Lingüístico, venha contribuir para a divulgação e socialização da produção acadêmica como um espaço de interlocução.

Nova Andradina-MS, agosto de 2008.

Prof. Marlon Leal Rodrigues

Unidade Universitária de Nova Andradina